quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Em busca do Equilíbrio

A Terra é um sistema dinâmico composto de fatores diversos que interagem e mantêm-se em equilíbrio quando não há interferência em seu funcionamento. As causas do seu desequilíbrio podem ser naturais, contudo, na maior parte das vezes, sua origem é a ação do homem. O ser humano, bem como a Mãe Terra, também é integral (constituído de corpo, mente e espírito) e necessita que todas as suas dimensões (biológica, psicológica, social e espiritual) estejam em harmonia para que haja equilíbrio.
À medida em que as sociedades industrializadas se difundiram, o padrão de vida hegemônico, principalmente na cultura ocidental, se tornou estritamente racional. Muitas pessoas acataram a definição de saúde como sendo o estado de ausência de doenças. Assim, o homem passou a ser visto como uma máquina. E as consequências estão aí: segundo relatório publicado pelo Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2020 a depressão será a segunda maior causa de perda de qualidade de vida.
Diante disso, o resgate dos conhecimentos ancestrais e da sabedoria popular para conseguir saúde e bem-estar espiritual tem se tornado cada vez mais frequente. Práticas como yoga, meditação, alimentação natural, fitoterapia, entre outros, são bons exemplos dessa busca.
A cada postagem sobre saúde e espiritualidade aqui no Holos, o foco será edificar essa (re)construção individual para que despertemos uma nova consciência coletiva!

0 comentários:

Postar um comentário