quinta-feira, 3 de março de 2011

Vaidade infantil é sustentável?

Mais uma vez o mercado se apropria do rótulo da "sustentabilidade" para vender produtos não tão sustentáveis assim. Explico: é que agora o WalMart, rede norte-americana líder mundial no varejo, está lançando nos Estados Unidos uma linha cosmética para uso diário direcionada ao público entre 8 e 12 anos e cujo objetivo seria despertar o interesse infantil pela responsabilidade ambiental. De acordo com a imprensa estrangeira, a gama de produtos intitulada GeoGirl inclui maquiagem, cremes para esfoliação e também anti-idade.
 A linha cosmética fabricada pela Pacif World Corporation a pedido da rede varejista se diz composta por produtos naturais acondicionados em embalagens recicláveis. Pode até ser. Mas a questão subjacente aqui é outra: é saudável estimular a vaidade precoce? Vale lembrar que esses produtos são maquiagem de verdade, não de brinquedo. Uma menina de 8 anos precisa de um creme para tratar sua pele contra o envelhecimento? Argumentos não faltam, campanhas consumistas também estão sobrando.
Para protestar, a ativista Mandy Van Deven pôs no ar uma petição contra a linha GeoGirl.  Para Assinar, clique aqui!

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