sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ato Nacional Pró-Amamentação dia 05/06


Recentemente, o direito de prover o melhor alimento para os bebês (o leite materno) veio à baila com dois fatos que repercutiram na grande imprensa. O primeiro aconteceu quando a antropóloga Marina Barão foi proibida amamentar seu bebê em uma exposição do Itaú Cultural, culminando em um protesto de mamães e um pedido público por parte da instituição.
Outro acontecimento também se destacou: a rede social Facebook considerou ofensiva a foto da jornalista Kalu Brum dando de mamar à sua cria. A exclusão desse registro fotográfico também gerou manifestação (que foi batizada de "Mamaço Virtual").
Ambas as situações revelam a desnaturalização de um evento estritamente fisiológico e intrínseco ao ser humano, mamífero por natureza. Para resgatar e difundir a prática do aleitamento materno foi criado o "Mamaço Nacional". O ato pró-amamentação não poderia acontecer em melhor data: 05 de junho, dia mundial do Meio Ambiente. A ação mostrará que amamentar é um ato ecológico!  
Durante o evento, organizado voluntariamente por mães, será pleiteada ampliação da licença-maternidade para seis meses (atualmente quatro meses são garantido por lei). Também serão defendidos o direito a amamentar em público, os benefícios do aleitamento exclusivo até o 6º mês de vida e a amamentação até 2 anos ou mais.
Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte já tem seus eventos confirmados. Outros municípios estão aderindo e mais informações serão publicadas em breve.
Um blog foi criado para atualizar locais e programação. Para acessar, é só clicar aqui! Para entrar em contato, escreva para: grandemamaconacional@gmail.com

A intenção é congregar todos aqueles que defendem o direito de amamentar! O Holos apoia essa causa!

0 comentários:

Postar um comentário