terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

ACEL promove "2º Programa de Bioconstrução" em São José dos Campos (SP)

Já pensou em participar da construção de um polo de práticas sustentáveis? Essa é a proposta do Segundo Programa de Bioconstrução do Instituto ACEL, localizado no pé da serra da Mantiqueira, em São José dos Campos, interior de São Paulo. Serão cinco módulos ao longo do primeiro semestre de 2012, cada um com um eixo temático fundamentado na prática orientada por especialistas. A ideia é transformar o processo construtivo em um evento multiplicador dos saberes permaculturais. O primeiro módulo deve acontecer este mês, entre os dias 24 e 26. O objetivo dessa etapa é ensinar teoria e prática da fundação e estrutura ecológicas.
As próximas etapas ainda não tem data definida, mas o conteúdo já foi programado. No segundo módulo, a ordem será mão na massa, ou melhor, na terra: é a hora de erguer as paredes ecológicas. A etapa seguinte será para construir o sanitário compostável (banheiro seco) e a bacia de evapotranspiração. O quarto módulo será destinado ao feitio do telhado verde. Para finalizar a construção do ecocentro, a quinta fase será de produção do sistema de captação de água de chuva.
O Ecocentro da ACEL será um ponto de encontro e interações permaculturais no Vale do Paraíba. Além disso, o espaço servirá para que as crianças atendidas na creche do instituto adquiram, desde cedo, a consciência de que também são cidadãos que devem zelar pela morada de todos nós.
O instituto promove um importante trabalho social. Atende diariamente cerca de 300 pessoas (dois terços são crianças). Sua atuação compreende uma creche, um núcleo de terapias holísticas e um ambulatório, aulas de música, língua portuguesa e informática, apoio à gestante, biblioteca, além de capacitações na área ambiental. Por isso, doações (inclusive não pecuniárias) para auxiliar na manutenção das atividades são bem-vindas.
A criação do programa de bioconstrução levou em conta o tripé da sustentabilidade para se chegar a uma solução socialmente justa, ecologicamente correta e economicamente viável. A intenção é tornar mais simples o acesso à permacultura, visto que tem crescido o número de cursos oferecidos a preços inacessíveis à maior parte da população.
Para participar, o investimento é de cem reais por módulo e inclui alimentação ovolactovegetariana, certificado e alojamento com colchonetes na própria instituição. Existe espaço disponível para acampar, se for preferível. Pede-se levar ferramentas, roupas de cama para uso pessoal, sementes e mudas para plantio, fraternidade e boa vontade! Segue a ficha de inscrição, que deve ser enviada para institutoacel@gmail.com:

Ficha de inscrição
Evento Permacultura ACEL
Nome:
Idade:
Endereço:
Cidade: Estado:
E-mail:
Telefone:
Celular:
Carta de intenções(descreva brevemente porque quer participar da
vivência):
Forma como pretende chegar ao local do curso:
Horário previsto:

Quer mais informações? Entre em contato pelos telefones: (12) 3948 2638/ (12) 3948 110/ (12) 9777 4460. Acesse a página da ACEL no Facebook clicando aqui!
Conheça os resultados do primeiro programa de bioconstrução, realizado em 2011, em apresentação do Slideshare.

0 comentários:

Postar um comentário