quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O bioconstrutor...

Barro vai. Palha vem. Da lama e até do esterco seco, ele faz o encantamento. Ergue a morada natural. O teto. O alento. Embora imerso no mundo da natureza, age como detentor nato do saber sobre a cultura permanente. Em sua trajetória, os obstáculos não são problemas, são recursos. É um belo exemplo da máxima de Lavoisier, que diz: "Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma". Talvez você até não o reconheça. Mas, é possível que já tenha cruzado com alguma de suas obras no topo de uma árvore. O Furnariu Rufus ocorre na Argentina (onde é considerada ave símbolo do país), Paraguai, Uruguai e Bolívia e nas regiões sul, sudeste e centro-oeste brasileiras. Há quem diga que seu característico canto é um prenúncio de um dia ensolarado. É o mestre João-de-barro. Ele calcula sabiamente as proporções dos materiais em sua obra, para equilibrar seu trabalho e torná-lo seguro de acordo com as variações das matérias-primas. E não pense que erguer o novo lar é uma tarefa apenas do macho. Tudo é feito em conjunto. Até o cantar. Ensina a bionconstruir, ensina a construir a vida. A natureza e suas singelas lições...

"João-de-Barro cor de canela
Que adentrou minha janela
Aqui quem canta e te apela
É um louco apaixonado
Por uma menina bela
Peço tua ajuda e habilidade
Pra fazer a casa dela
Será só chuva, barro e quentura
Que te dá um bom cimento
Ou será que a estrutura
É de emoção mais pura
No acabamento
Que nem o tempo, nem potente vento
Nenhum tipo de loucura
Abala a tua arquitetura
Água e terra, fez o artista
João da serra, o ceramista
João-barreiro, João Brejeiro
Me ensina a arte de ser pedreiro
João-de-Barro me conta baixinho
Qual o sonho que um passarinho
Leva no bico, fazendo o ninho
Me diz, bichinho
Se é um sonho de paixão e fantasia
Ou afeto de família
Pai e mãe, filho e filha
João-barreiro, João brejeiro
Me ensina a arte de ser pedreiro
Fazer com terra, chuva e calor
Um belo ninho pro meu amor..."
(João-de-barro - Raiz do Sana. Para ouvir, clique aqui)


2 comentários:

Rosa disse...

Olá Pâmela, que blog bacana, quanta informação importante, estou te seguindo.. Parabéns!!

Pâmela Belliato disse...

Olá, Rosa, muito obrigada pela força! Fico feliz por gostado do blog, pois é feito com muito amor.

Postar um comentário